Iniciativas

Melhor Eucalipto

O projeto “Melhor Eucalipto” pretende divulgar o enorme manancial de conhecimento técnico da Indústria Papeleira nas boas práticas silvícolas do eucalipto.

Dirigido a produtores florestais e organizações que os representam ou prestadores de serviços e técnicos de autarquias, o projeto “Melhor Eucalipto” tem como objetivo potenciar a produtividade dos eucaliptais nacionais, tornando-os saudáveis, resilientes aos riscos bióticos e abióticos e promovendo competências ambientais.

Mais informações em Melhor Eucalipto

Prémio Floresta e Sustentabilidade

O Prémio Floresta e Sustentabilidade tem como objetivo distinguir e premiar as melhores práticas de sustentabilidade do setor e aprofundar o debate sobre a fileira florestal.

O Prémio Floresta e Sustentabilidade é uma iniciativa da Biond em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, e com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital.

Mais informações em Prémio Floresta e Sustentabilidade

Missão 360

A Missão 360 é um projeto pedagógico de sensibilização ambiental promovido pela Biond, 1º e 2º ciclo do ensino básico e que procura sensibilizar toda a comunidade educativa envolvendo professores e famílias.

O projeto gira à volta da história de um herói, o esquilo extraterrestre Quico, que viaja até à Terra para ajudar as crianças a travar as mentiras que o terrível Dr. Tulha conta aos adultos para destruir o nosso planeta.

A sua Missão é recrutar crianças para impedir o Dr. Tulha, ajudando-as a conservar os recursos naturais e assegurando um futuro sustentável para a Terra. Para isso vai ensinar as crianças a perceber o que é a economia circular e o lugar da indústria papeleira nesse sistema.

Mais informação em Missão 360 Defender a Terra é o nosso papel.

Outras iniciativas

Cartão de segurança da indústria papeleira (CSIP)

É uma formação que tem como objetivo a apresentação dos perigos, riscos, aspetos organizacionais, temas comportamentais, medidas de proteção individual e coletiva, típicos dos ambientes e locais de trabalho nas fábricas de pasta e papel. O CSIP inclui a apresentação de aspetos práticos, garantindo os conhecimentos mínimos de SST importantes em contexto industrial.

Paper from Portugal

É uma campanha de promoção dos produtos de papel e celulose produzidos em Portugal, evidenciando o contributo desta bioindústria para o crescimento e gestão responsável da floresta e para a sustentabilidade deste setor.

Inserida nesta campanha, Think Again desconstrói um conjunto de mitos associados a esta indústria.

Two Sides

É uma iniciativa da indústria gráfica e de empresas dos setores florestal, da celulose e papel, tintas e produtos químicos, pré-impressão, impressão, acabamento, editorial e operadores postais. Tem como objetivo promover a sustentabilidade e dissipar equívocos ambientais, fornecendo e demonstrando com informações verificáveis que a impressão e o papel são um meio de comunicação atraente, prático e sustentável.

Keep Me Posted

Promove o direito do cidadão de escolher a forma como quer receber as informações importantes, tais como avisos, documentos de liquidação ou relativos a eleições, contas e extratos dos prestadores de serviços sem qualquer penalização. Não é uma campanha anti-digital, mas uma campanha pró-escolha que pretende promover a inclusão dos consumidores vulneráveis a nível Europeu.