Julho 28, 2025
Biosoluções consolidam interesse do setor em práticas sustentáveis

Sob a égide ‘Biosoluções, um passo em frente na agricultura’, a FNA 25 reuniu no CNEMA, em Santarém, centenas de agricultores, técnicos, engenheiros e empresários que, durante os nove dias de feira, partilharam as últimas inovações em soluções capazes de responder às exigências da eficiência, sustentabilidade e economia circular no setor agrícola. O evento consolidou o crescente interesse em boas práticas e novas tecnologias, como pode conferir na reportagem que preparámos com alguns dos muitos expositores presentes.

A FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo realizou-se entre 7 e 15 de junho no CNEMA, em Santarém. De acordo com a organização, esta edição contou com “mais expositores, mais área ocupada” e “elevada satisfação nos contactos e negócios efetuados”. A Agriterra visitou a feira e apresenta-lhe de seguida as perspetivas do setor sobre as novas biosoluções, que também mobilizaram milhares de participantes no evento para a valorização da produção agrícola.

BIOND

“Já apoiámos 10.000 produtores florestais de eucalipto”

A participação da Biond na FNA 2025 teve como principal objetivo reforçar o conhecimento e a divulgação dos Programas Operacionais da associação, “com obra feita e a acontecer no terreno”. Segundo o diretor-geral da Biond estes programas visam implementar incentivos à gestão florestal, que já apoiaram cerca de 10.000 produtores florestais de eucalipto, num total de 50.000 parcelas intervencionadas em parceria com as suas organizações florestais, prestadores de serviços e entidades públicas locais. “Fazemos um balanço muito positivo da nossa presença: conseguimos dar visibilidade ao trabalho que está a ser desenvolvido e estabelecemos um diálogo muito construtivo com produtores e parceiros, alinhado com o nosso propósito de contribuir para uma floresta de eucalipto mais produtiva, mais resiliente e mais sustentável”, detalha Gonçalo Almeida Simões.

Considerando “muito pertinente a escolha da temática ‘Biosoluções’ para esta edição da feira, por ser um tema que diz muito à Biond e que está no centro do nosso trabalho diário”, o responsável defende que as biosoluções “representam um caminho fundamental para responder aos grandes desafios que Portugal enfrenta, nomeadamente a adaptação às alterações climáticas, a necessidade de reforçar a resiliência dos territórios e a procura por sistemas de produção mais sustentáveis”. Esta edição da FNA “permitiu aprofundar o debate em torno destas questões e demonstrou o crescente interesse dos produtores e agentes do setor por práticas e tecnologias que conciliem produtividade, sustentabilidade e respeito pelo ambiente”, conclui, sublinhando que a Biond “contribui ativamente para este movimento”.

Source: Negócios

Partilhar este destaque: