Julho 17, 2025
Biond investe em gestão florestal com aumento de produtividade em 23% e menor risco de incêndios

A Biond, associação das bioindústrias de base florestal, apresenta os resultados dos seus Programas Operacionais de 2019 a 2025, e com isso reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, produtividade e resiliência da floresta nacional.

Com um investimento próprio de 22,8 milhões de euros, os Programas Operacionais permitiram intervir diretamente na gestão de 100.000 hectares, beneficiando 70.000 parcelas florestais de norte a sul do país e apoiando 11.500 proprietários florestais. Este esforço conjunto contou com o envolvimento de 160 entidades parceiras, com cerca de 47% das superfícies aderentes já certificadas ou em processo de certificação, o que lhes garante, assim, práticas sustentáveis reconhecidas internacionalmente.

Os impactos são claros: 3,3 vezes mais proteção contra incêndios nas áreas intervencionadas pela Biond, em comparação com zonas não geridas; e mais 23% de produtividade florestal, quando comparada com cenários de abandono ou ausência de gestão.

Anualmente, as empresas associadas à Biond transferem cerca de 325 milhões de euros para a economia rural dos 18 distritos do continente, promovendo o emprego, fixação de população e desenvolvimento local, com especial incidência em zonas do interior e rurais.

A floresta portuguesa, com cerca de três milhões de hectares, tem ainda um enorme potencial por cumprir. Para que este modelo possa ser replicado a nível nacional, é necessária uma resposta do Estado, que não apenas através de palavras ou diagnósticos, por via de instrumentos de financiamento público estruturados que valorizem e incentivem a gestão ativa dos pequenos e médios proprietários, considera a Biond.

 

Source: Ambiente Magazine

Partilhar este destaque: